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Tudo o que você precisa saber sobre certificado digital da empresa

O certificado digital de uma empresa é a sua identidade digital. Ele permite a realização de operações na internet, com validade jurídica. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo.


O que é certificado digital?


Como citamos, o certificado é a identidade digital da empresa. Ele possibilita diversas operações na internet, como envio e assinatura de documentos e notas fiscais, inclusive a transação de operações financeiras.


Pelo certificado digital também é possível enviar determinadas declarações, como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e também o eSocial.


O que consta no certificado digital?


Para que o certificado digital possa ter validade jurídica, devem ser armazenadas diversas informações nele, tais como:


- dados pessoais do titular da empresa;


- prazo para renovação do certificado;


- chave pública;


- número de série;


- nome e assinatura digital da Autoridade Certificadora, isto é, a instituição responsável pela emissão do certificado.


Todas essas informações são criptografadas na hora do envio digital do documento. Isso quer dizer que os dados são codificados para que se tornem seguros, assim a transação eletrônica não sofre riscos de invasões.


Quais são os tipos de certificados digitais?


Você sabia que são dois os tipos de certificados digitais? Temos os modelos A1 e A3, e abaixo você confere vantagens e desvantagens de cada um.


O certificado A1 pode ser instalado em diversas máquinas, simultaneamente. A instalação é fácil e rápida, seja em notebooks, celulares e tablets. Pode ser acessado em qualquer lugar do mundo e pode ser integrado ao emissor da nota fiscal eletrônica.


Porém, deve ser renovado anualmente, e a senha é solicitada apenas uma vez.


Já o certificado A3 possui validade de um a três anos, é exigida a digitação de senha por todos os usuários, e é mais barato com relação ao custo por ano.


Contudo, para utilizar esse certificado é necessário ter um dispositivo móvel em mãos, que pode ser o cartão, o token ou um pendrive. Só pode ser utilizado em um computador por vez, não pode ser integrado ao emissor da nota fiscal eletrônica, e será necessário comprar um novo certificado caso a senha seja bloqueada por erros consecutivos na digitação.


Por que optar pelo certificado digital?


As empresas que optarem pelo certificado digital terão diversos benefícios, como aumento da segurança em transações eletrônicas e proibição de edições no documento. Pode também ter custos reduzidos no dia a dia da empresa, bem como diminuição da burocracia.


O certificado digital dispensa a impressão de documentos e reconhecimentos de firma, o que colabora com menos idas ao cartório. Toda essa agilidade torna a emissão de notas fiscais bem mais rápida, facilitando seu expediente.


Que tipos de empresas podem ter o certificado digital?


Qualquer pessoa física ou jurídica pode obter o certificado digital. Assim, o CPF ou CPNJ passa a ter a mesma validade do certificado, e vice-versa. Contudo, para algumas situações ele é obrigatório, são elas:


- optantes dos regimes tributários Lucro Presumido e Lucro Real;


- para baixa e emissão de nota fiscal eletrônica;


- para empresas que têm mais de três funcionários e são optantes do regime tributário Simples Nacional (para a entrega de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais);


- para empresas com mais de onze trabalhadores (necessário para a entrega da RAIS: Relação Anual de Informações Sociais);


- para empresas com mais de vinte funcionários, devido à entrega do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).


Quer saber como adquirir o seu certificado digital? Entre em contato com seu contador! Ele é o profissional adequado para esclarecer todas as suas dúvidas.

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