top of page
  • Taura Serviços

Recuperação de tributos do Simples Nacional

Você sabia que algumas empresas podem recuperar seus tributos pagos? Isso porque, em alguns casos, eles foram pagos a mais ou erroneamente. Para saber se a sua empresa se encaixa nessa situação e pode reaver valores, acompanhe o artigo abaixo.


É possível reaver os tributos pagos


Como você deve ter percebido no título do artigo, essa recuperação de tributos pagos é possível para empresas optantes do Simples Nacional.


É provável que empresas enquadradas em outras categorias de regime tributário também reavenham esses valores, mas nesses casos é preciso fazer uma análise mais detalhada nos documentos fiscais, para que esse crédito reavisto não se torne um problema, por ser indevido e colocar o contribuinte em débito.


Sendo assim, vamos nos ater às empresas optantes do Simples Nacional, ok? Se a sua está nesse enquadramento, fique ligado: pode ser que seu caixa tenha um aumento considerável em pouco tempo, por conta dessa restituição.


Como funciona a recuperação dos tributos do Simples Nacional?


Com a recuperação dos tributos do Simples Nacional, sua empresa pode reduzir a carga tributária, aumentar a competitividade no mercado e recuperar ainda mais os tributos pagos. E o melhor: não há riscos no processo, porque tudo é feito de acordo com as leis vigentes e matérias publicadas pelo Fisco e pelo Superior Tribunal Federal.


E se você pensa que esse é um processo demorado, não é bem assim! Afinal, em trinta dias é emitido um diagnóstico e um parecer da situação, e em sessenta dias os créditos podem ser restituídos (Simples Nacional monofásico).


E se você pensa que esse é um processo oneroso, também não é bem assim! Isso porque os honorários somente serão cobrados após o êxito da recuperação do crédito. Sendo assim, é cobrada uma porcentagem sobre a redução da carga tributária e sobre a recuperação. Não é algo que vai impactar negativamente o caixa e a economia da sua empresa, pelo contrário.


A recuperação dos tributos do Simples Nacional é rápida, como você pôde perceber, e bem menos burocrática do que você imagina. Isso porque não é necessário entrar com ações na Justiça para proceder com a restituição: ela é feita totalmente no âmbito administrativo da Receita Federal, eletronicamente.


Feito o processo e analisada a irregularidade, os valores são depositados diretamente na conta corrente da empresa, sem intermediações (nem mesmo de terceiros que executaram o processo). E você pode reaver créditos dos últimos cinco anos!


O que fazer para proceder com a recuperação dos tributos?


Após a leitura da explanação acima, você deve estar se perguntando como fazer para proceder com a recuperação dos tributos, não é mesmo? Afinal, pode ser que você tenha pagado tributos a mais sem se dar conta, e isso pode significar um valor muito bem-vindo no seu caixa!


Como dissemos, é um processo simples, que corre eletronicamente. Sendo assim, basta que você acesse o site da Receita Federal ou o Portal do Simples Nacional e realize o Pedido Eletrônico de Restituição.


Contudo, se você preencher esse Pedido de forma incompleta ou errônea, ele será indeferido e você não tem mais direito, mesmo que os valores tenham sido pagos a mais ou com erros. E agora?


Para que isso não aconteça, recomendamos que você esclareça com um contador todas as suas dúvidas quanto ao crédito de tributos do Simples Nacional. Nós sempre dissemos aqui, e é verdade, que o contador é o melhor amigo da empresa, pois ele pode auxiliar você em diversas questões.


Portanto, se a sua empresa é optante do Simples Nacional, consulte agora mesmo o seu contador e, juntos, realizem o Pedido Eletrônico de Restituição. Não perca mais tempo!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page