top of page
  • Taura Serviços

Dicas para conseguir crédito no BNDES/FINAME

Sua empresa está precisando de crédito para aumentar as possibilidades de crescimento? O BNDES/FINAME pode ser a instituição para fornecer o capital a você. Se você deseja saber como conseguir crédito no BNDES/FINAME, leia para descobrir o que fazer.


Que classes de pessoas podem solicitar o crédito?


Os seguintes perfis podem solicitar crédito no BNDES/FINAME, a saber:


- empresas sediadas no Brasil;


- empresários individuais (pessoa física com CNPJ);


- microempreendedores individuais (pessoa jurídica);


- entidades ou órgãos públicos da administração direta ou indireta, das esferas federal, municipal e estadual e do Distrito Federal;


- fundações e associações privadas;


- cooperativas;


- pessoas físicas que exerçam atividades econômicas devidamente registradas;


- consórcios e condomínios que exerçam atividade produtiva;


- clubes;


- sindicatos.


Que requisitos são necessários para solicitar o crédito?


As pessoas denominadas acima podem tentar o crédito junto ao BNDES/FINAME, desde que:


- estejam em dia com as obrigações fiscais, sociais e tributárias;


- apresentem cadastro satisfatório;


- tenham capacidade de pagamento do capital financiado;


- disponham de garantias suficientes para cobrir o risco da transação;


- não estejam em regime de recuperação de crédito;


- no caso de financiamento de máquinas e equipamentos, é válida a tentativa de solicitação de crédito se a pessoa física ou jurídica atender à legislação relativa à importação;


- cumpram a legislação estadual.


O que pode ser financiado pelo BNDES/FINAME?


As pessoas físicas e jurídicas que desejarem solicitar crédito junto ao BNDES/FINAME podem financiar máquinas, equipamentos, bens de informática, de automação, itens industrializados desde que estejam novos, produtos de fabricação nacional e credenciados pelo BNDES.


Se o seu objetivo não é financiar nenhum desses itens mencionados, há ainda a linha BK Aquisição e Comercialização, na qual pode ser financiado capital de giro associado, com limite de até 30% do valor financiado.


Como solicitar crédito junto ao BNDES?


Se a sua pessoa física ou jurídica se enquadra em todas as especificações acima, bem como os objetivos do financiamento, agora é a hora de você saber como solicitar crédito junto ao BNDES.


Para isso, você tem duas opções: solicitar apoio direto ou apoio indireto.


No caso de apoio direto, o financiamento pode ser solicitado diretamente junto ao BNDES; no apoio indireto, por meio de instituições financeiras cadastradas no BNDES.


Como saber a forma de apoio adequada para a sua empresa? De acordo com o finalidade e o valor do financiamento.


As instituições financeiras, apoio indireto, atuam como intermediárias na concessão do financiamento. Sendo assim, elas assumem o risco total ou parcial do crédito, no caso de não pagamento pelo cliente.


É a solução para empresas situadas em locais onde não há filiais do BDNES, assim os recursos podem chegar a todos os empresários por meio das instituições financeiras.


E mais: essa modalidade é indicada para financiamento inferior a R$ 10 milhões, destinado à implantação, modernização e expansão de empreendimentos, bem como para aquisição de máquinas e equipamentos para o mesmo objetivo.


Já quanto ao apoio direto junto ao BNDES, o financiamento geralmente possui valor superior a R$ 40 milhões. Porém, isso não é regra, pois a instituição já forneceu crédito inferior a esse capital.


Para solicitar apoio indireto, é necessário procurar uma instituição credenciada ao BDNES/FINAME. Em seguida, informar o valor pretendido e também os objetivos do financiamento.


Depois disso, o agente financeiro informará os documentos necessários, fará a análise da concessão do crédito e negociará as condições e garantias do financiamento.


Se você deseja procurar apoio direto, primeiramente certifique-se de ter cadastro no Portal do Cliente, para ter habilitação junto ao BNDES. Em seguida, faça a solicitação por esse site.


Dúvidas? Consulte o seu contador!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page